Legenda do banner 2
Mundo Feliz

Para além do currículo tradicional

curriculo_titulo

Além das disciplinas tradicionais que já fazem parte do currículo, o Mundo Feliz fez opção de inserir na grade curricular as seguintes intervenções:

 

Ética

Criamos um tempo semanal em que Professores e alunos estarão tratando tanto de questões ligadas à consciência de pertencimento à nossa pátria, bem como fazendo reflexões acerca do modo como temos escolhido viver em grupo. Não pregamos, durante essas intervenções, determinadas condutas morais, mas propomos um trabalho de construção, que permita aos nossos alunos pensar sobre a própria conduta e buscar uma vida em grupo mais respeitosa, mais ciente da existência dO OUTRO, mais feliz…

 

Música e Artes Cênicas:

Buscando oferecer uma formação diversificada, propusemos um tempo de intervenções em que o ritmo e a melodia pudessem estar integrados à expressão corporal. No caso das crianças menores, da Educação Infantil, a percepção do som no entorno, a dança, a cantoria e a estimulação do ritmo e da expressão fazem parte dessa dinâmica no dia a dia.

No Ensino Fundamental, os projetos de aulas especificamente voltadas para essa disciplina estão sempre vinculados a determinados empreendimentos, nos quais ora a música, ora a Arte Cênica ganha lugar de destaque: jograis, cantoria, peças teatrais, coral e saraus de poesia são a concretização de muito trabalho com o corpo, com a voz, com instrumentos…

 

Artes Plásticas:

Como não poderia deixar de ser, as Artes Plásticas também têm espaço garantido de produção e reflexão no Mundo Feliz. Pintar, desenhar, esculpir e apreciar a arte já consagrada, bem como a arte produzida pelos nossos pares, são competências que consideramos imprescindíveis e tão importantes quanto aquelas relacionadas às demais disciplinas. Por meio da Arte, ampliamos o nosso modo de ver o mundo de forma sensível, estimulamos a nossa capacidade criadora, identificamos os nossos vínculos com a produção artística e cultural do grupo ao qual pertencemos… A produção artística proveniente das aulas de Artes é extremamente valorizada e a escola garante que ela possa ser legitimada e apreciada pela comunidade, em projetos como a Mostra de Arte, Literatura e Movimento.

 

Laboratório de Ciências:

Apesar de os experimentos e pesquisas serem realizadas em variados ambientes, dependendo das intenções do professor, o laboratório é um espaço onde são encontrados equipamentos adequados às práticas mais específicas: tubos de ensaio, pipetas, fogareiros, microscópios e outros elementos importantes para a realização de pesquisas experimentais estão à disposição das crianças. Além disso, um profissional especializado interfere na condução do trabalho, trazendo provocações e servindo de referência para os saberes socializados nesse ambiente.

 

Língua Estrangeira:

Reconhecendo a hegemonia da língua inglesa no nosso mundo, reconhecemos também que o domínio dessa língua proporciona aos nossos alunos-cidadãos a possibilidade de interagir de forma integral com diversificadas fontes de conhecimento na área cultural, científica e relacional. É por isso que, mesmo antes da consolidação do processo de alfabetização, nossos alunos têm a oportunidade de ter contato com o Inglês, em aulas que despertam a curiosidade das crianças em torno das diferenças existentes entre a nossa cultura e a de países de língua inglesa.

O Espanhol é um idioma que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial. No caso do Brasil, essa importância cresce, em função das inúmeras relações que mantemos com nossos vizinhos: países que têm o Espanhol como língua oficial.

Pensando nisso, o Mundo Feliz antecipou-se a muitas escolas e vem oferecendo, já há bastante tempo, um trabalho destinado ao ensino da segunda língua que, além do Inglês, traz também a língua de “nuestros hermanos” sul-americanos, com intervenções feitas junto aos grupos do 4º e 5º ano.

É desse modo que vemos as possibilidades de eliminarmos fronteiras e ampliar a visão da meninada para um jeito de viver cada vez mais global.

 

Biblioteca:

A escrita é uma criação que permitiu aos homens ampliar em muito seu acesso à informação e a todo o acervo de produção cultural que circula. O domínio da leitura é a chave para todo esse universo de conhecimentos e de experiências estéticas que são capazes de transformar a humanidade e as sociedades constituídas.

A criação da rede mundial de computadores revolucionou essa tecnologia: mudou os modos de compor e de acessar os textos… ou hipertextos, melhor dizendo. Tornou tudo mais ágil, rápido, dinâmico…

Se por um lado as possibilidades de acesso à leitura aumentaram, por outro, aumentou também a necessidade de saber navegar por esse universo de escrita: buscar fontes seguras, manter o vínculo com a leitura sensível e proveitosa, valorizar obras consagradas… Para essa finalidade, o Mundo Feliz criou um espaço especial: uma biblioteca constituída também como ambiente virtual bem equipado, no qual todo o potencial da leitura pode ser explorado. A biblioteca José Walter Dias está aberta aos alunos durante todo o período letivo, tanto em atividades programadas quanto em momentos em que as crianças podem construir, autonomamente, o seu próprio vínculo com o mundo da leitura.

 

 Educação Física:

A integração da motricidade com a emoção e o pensamento, através de jogos, brincadeiras e esportes possibilita ao educando vivências que fortalecem a tolerância às frustrações e o prazer pela vitória. Essas ações fortalecem ainda o esforço pessoal, as trocas, o espírito coletivo e a valorização das regras e combinados. Esse processo bem vivido na primeira e segunda infância favorece a socialização, autonomia, concentração e equilíbrio, experimentos fundamentais para uma vida adulta saudável.