Legenda do banner 2
Mundo Feliz

Ensino fundamental 1

fundamental_1_titulo

O mundo feliz atende ao segmento do ensino Fundamental do 1° ao 5°ano, buscando adequar práticas e procedimentos didáticos à faixa etária correspondente.

 

Quem são as crianças do Ensino Fundamental I?

As crianças dessa faixa etária já têm autonomia para uma série de ações e procedimentos que estão envolvidos na vida social e na vida de aprendizagem escolar. Por outro lado, essa é uma autonomia relativa. Do ponto de vista moral e cognitivo ainda há muito que se trabalhar para a consolidação de uma verdadeira autonomia. Eles ainda precisam do adulto como referência, numa relação de extrema confiança e afeto, em que o lugar de autoridade e de orientação esteja bem delimitado.

 

O que ensinamos?

Para além da aprendizagem do conteúdo previsto nos referenciais curriculares destinados à faixa etária, o Mundo Feliz procura valorizar as diferentes expressões da Arte, os procedimentos de pesquisa, a implantação da dúvida e a competência leitora como formas de ativar a busca de uma aprendizagem realmente significativa. Os valores inerentes a uma vida cidadã são costura de todos os momentos de vida escolar tendo a diversidade e a cultura como eixos importantes no desenvolvimento do trabalho de todas as áreas. O inglês e o espanhol estão incorporados ao currículo, bem como Educação física , Artes Plásticas e Cênicas, Informática instrumental e Música. Tudo isso plenamente interligado, numa abordagem interdisciplinar.

 

Como as crianças aprendem?

Sabemos que há aprendizagens que dependem de informações externas à criança, provenientes de fontes autorizadas e competentes. Mas sabemos também que boa parte dos conhecimentos aprendidos pelas crianças são construções internas , ou seja, é necessário que a própria criança esteja monitorando o que já sabe, relacionando o novo conhecimento a esse conjunto de esquemas que jápossui, modificando-o e ampliando-o.

Assim, os professores não são apenas informantes privilegiados e confiáveis. São figuras que propõem, problematizam, checam a compreensão das crianças e oferecem referências para que os novos conteúdos possam ser assimilados.

Entendemos, também, que a interação das crianças com seus pares compõe privilegiados momentos de intensas trocas, detonadoras de aprendizagens significativas.

 

Onde aprendem?

Temos plena consciência de que a escola é apenas um dos espaços de aprendizagem. As crianças não chegam vazias quando ingressam na escola e, por sua vez, o trabalho escolar não pode se limitar ao espaço da sala de aula. Seja em contatos com o mundo em meio virtual, seja em excursões e visitas monitoradas a museus, espaços de produção, parques, teatros e tantos espaços ricos em informações e desafio, a busca pelo conhecimento rompe com os limites dos muros da escola.

Do mesmo modo, informantes privilegiados estão constantemente em contato com os alunos: especialistas dão entrevistas, há contato e troca de outras comunidades com a meninada da escola, autores e contadores de historias vêm construir encantamentos… Assim, o mundo entra escola a dentro!!!

Nossos muros são extremamente permeáveis ao conhecimento e à cultura…

 

Comunicação Família escola

O diálogo entre pais e escola é fundamental para o bom andamento do processo de formação escolar dos nossos alunos. Por isso, no início do ano realizamos reuniões pedagógicas por meio das quais as famílias têm a oportunidade conhecer o plano de ação, a metodologia e o processo de trabalho que implementamos na escola. Nessas ocasiões, os participantes podem, também, contribuir para o enriquecimento das vivências escolares das crianças dando retorno sobre os efeitos do trabalho realizado.

 

Atendimento individualizado

Seja por demanda da família, seja por necessidade da escola, os contatos individualizados também são importantíssimos. A escola mantém permanente contato com as famílias de crianças que demandam um atendimento mais específico, momentos em que famílias e escola encontram soluções e fazem encaminhamentos para que o sucesso da criança seja alcançado.

Agenda do aluno: usada tanto para mandar quanto para receber comunicados, a agenda é um material que também sustenta o estreito vínculo entre família e escola. É um instrumento de organização dos tempos escolares para as crianças, bem como uma referência para que as famílias possam acompanhar o trabalho desenvolvido.