Educar, socializar, estimular e cuidar são nossos propósitos fundamentais no trabalho com as crianças de 04 meses a 5 anos de idade. Temos a preocupação de proporcionar o desenvolvimento das capacidades infantis, tais como a socialização, a comunicação, a consciência do próprio corpo, a exploração dos ambientes e objetos, o estabelecimento das relações interpessoais, a construção da autonomia e a imersão no universo letrado. Estimulamos as crianças a participarem do mundo que as rodeia, promovendo, assim, o acesso aos conhecimentos mais amplos da natureza e da realidade sociocultural. Criamos condições para que ocorram as aprendizagens das crianças, aprendizagens essas ligadas às áreas das linguagens (Artes Plásticas, Música, Artes Cênicas, Língua Nacional e Estrangeira), conhecimentos gerais e da natureza, matemática, jogos e brincadeiras. 

Quem são as crianças da Educação Infantil?

As crianças de 04 meses a 3 anos de idade são aquelas que compõem os grupos do “espaço Materno-infantil”. 

Por se tratar de uma idade que exige atenção e cuidados específicos, temos uma equipe de educadores experientes e preparados para desenvolver um trabalho de qualidade com os pequenos.

Há uma constante preocupação em manter atitudes de carinho e aconchego, para que a criança incorpore um clima de afetividade e se sinta segura longe de seus pais. Para tanto, organizamos um ambiente que visa ao bem estar da criança na escola.

Além disso, proporcionamos atividades que promovem o desenvolvimento e a socialização. Andar, movimentar, falar e interagir com outras crianças de idade próxima são atividades estimuladas por meio de brincadeiras, da exploração e manipulação de brinquedos e objetos e também por meio da contação de histórias e do contato com a música. 

Já aquelas de 4 a 5 anos de idade formam as turmas de 1° e 2° períodos. De uma maneira geral, essas crianças estão em pleno desenvolvimento de suas capacidades comunicativas, seja através do movimento corporal - expressões, gestos -  ou por meio de sons, pela palavra ou pelo desenho. Observa-se também, que as crianças participam de tudo de maneira muito singular e buscam entender suas vivências a partir de diferentes aproximações e explorações, construindo assim, hipóteses e ideias originais sobre o que desejam compreender. 

O que ensinamos?

As aprendizagens ocorrem de maneira integrada ao desenvolvimento infantil, num processo permanente de interação com o mundo. Nesse sentido, o trabalho da professora consiste em considerar as interações sociais, além de priorizar o desenvolvimento da imaginação e dos conhecimentos elaborados pelos meios socioculturais. Isso lhes dá condições de dominar as diferentes linguagens, de conhecer valores culturais e éticos e são genuínas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. 

Família/escola

O diálogo entre família e escola começa a partir da primeira visita que a família faz, com o intuito de conhecer a escola. A partir desse momento nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que venham a surgir no decorrer de nossa convivência.

Organizamos uma reunião no início de cada ano, voltada para as famílias das crianças novatas, na qual apresentamos o projeto pedagógico da escola Mundo Feliz. Esse é também o momento em que as professoras das turmas iniciam o contato direto com os pais. Para as turmas de crianças que têm mais de 1 ano, agendamos, outros três encontros que acontecem ao longo do ano, nos quais são discutidos os trabalhos de cada grupo.

Além dos encontros coletivos, temos a pratica de avaliar os avanços e particularidades das crianças, sempre que necessário, junto com os pais, em encontros de caráter mais privativo. 

No Fundamental há falas sobre as reuniões individuais e uso da agenda. Aqui não entraria também?

Clique no botão abaixo para baixar o arquivo

Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas também!