É...! A meninada vai crescendo e outras demandas vão surgindo, na medida em que o desenvolvimento se faz... A autonomia vai surgindo e a possibilidade de apreensão de conhecimentos mais sistemáticos e mais complexos vai aparecendo naturalmente. A escola tem um compromisso com seus alunos e famílias, como instituição responsável pelo acesso desses cidadãos aos saberes elaborados pela humanidade ao longo do tempo. No Ensino Fundamental, essas aprendizagens são fruto de ações planejadas criteriosamente, numa dinâmica em que, tanto a provocação por parte dos adultos quanto o olhar atento das próprias crianças mantêm acesa a busca por respostas, o que é próprio do aprender. 

Além disso, a vivência da diversidade, em toda a sua amplitude, confere complexidade e beleza para a dinâmica instituída e permite que crianças e adultos construam uma relação baseada em respeito, liberdade de expressão, trocas, responsabilidade e dignidade. Pensando a escola como uma instituição que não pode ficar isolada, procuramos manter a permeabilidade entre o espaço escolar e o mundo. Construímos, portanto, práticas que incentivam o protagonismo dos sujeitos envolvidos, fomentam a criticidade e o debate, promovem a pesquisa e o desejo de saber.  

Quem são as crianças do Ensino Fundamental I?

As crianças dessa faixa etária já se viram para realizar uma série de ações e procedimentos que estão envolvidos na vida social e na vida de aprendizagem escolar. Por outro lado, essa é uma independência relativa. Do ponto de vista moral e cognitivo ainda há muito que se trabalhar para a consolidação de uma verdadeira autonomia. Eles ainda precisam do adulto como referência, numa relação de extrema confiança e afeto, em que o lugar de autoridade e de orientação esteja bem delimitado. 

O que ensinamos? 

Para além da aprendizagem do conteúdo previsto nos referenciais curriculares destinados à faixa etária, o Mundo Feliz procura valorizar as diferentes expressões da Arte, os procedimentos de pesquisa, a implantação da dúvida e a competência leitora como formas de ativar a busca de uma aprendizagem realmente significativa. Os valores inerentes a uma vida cidadã são costura de todos os momentos de vida escolar tendo a diversidade e a cultura como eixos importantes no desenvolvimento do trabalho de todas as áreas. O inglês e o espanhol estão incorporados ao currículo, bem como Educação física , Artes Plásticas e Cênicas, Informática instrumental e Música. Tudo isso plenamente interligado, numa abordagem interdisciplinar. 

Como as crianças aprendem?

Sabemos que há aprendizagens que dependem de informações externas à criança, provenientes de fontes autorizadas e competentes. Mas sabemos também que boa parte dos conhecimentos aprendidos pelas crianças são construções internas , ou seja, é necessário que a própria criança esteja monitorando o que já sabe, relacionando o novo conhecimento a esse conjunto de esquemas que já possui, modificando-o e ampliando-o. 

Assim, os professores não são apenas informantes privilegiados e confiáveis. São figuras que propõem, problematizam, checam a compreensão das crianças e oferecem referências para que os novos conteúdos possam ser assimilados. 

Entendemos, também, que a interação das crianças com seus pares compõe privilegiados momentos de intensas trocas, detonadoras de aprendizagens significativas.  

Onde aprendem?

Temos plena consciência de que a escola é apenas um dos espaços de aprendizagem. As crianças não chegam vazias quando ingressam na escola e, por sua vez, o trabalho escolar não pode se limitar ao espaço da sala de aula. Seja em contatos com o mundo em meio virtual, seja em excursões e visitas monitoradas a museus, espaços de produção, parques, teatros e tantos espaços ricos em informações e desafio, a busca pelo conhecimento rompe com os limites dos muros da escola. Do mesmo modo, informantes privilegiados estão constantemente em contato com os alunos: especialistas dão entrevistas, há contato e troca de outras comunidades com a meninada da escola, autores e contadores de historias vêm construir encantamentos... Assim, o mundo entra escola a dentro!!!

Nossos muros são extremamente permeáveis ao conhecimento e à cultura...

Clique no botão abaixo para baixar o arquivo

Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas também!