Legenda do banner 2
25 . 07 . 2014

Comunicado Praça Leonardo Gutierrez

praça

Escola Mundo Feliz

Prezados pais,

É de conhecimento público que a Escola Mundo Feliz, há mais de 15 anos, adota a Praça Leonardo Gutierrez, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Assumimos o compromisso de zelar pela praça, numa demonstração de que somos parte da comunidade em que estamos inseridas e que entendemos aquele espaço como uma boa representação do que é o convívio coletivo. Já houve tempo em que promovemos boas sessões de cinema ao ar livre e muitos foram os projetos que permitiram que não só a escola, mas toda a comunidade pudesse desfrutar daquele espaço.

No entanto, já faz algum tempo que temos constatado, com tristeza, que o nosso trabalho não tem sido suficiente para que a praça continue sendo aquele espaço agradável de convivência. Na “nossa” Praça Leonardo Gutierrez, lixo de toda natureza é encontrado diariamente: fezes de animais, fraldas usadas e até absorventes ficam expostos. Mudas diversas são arrancadas no dia seguinte do seu plantio…

Sabemos que há sempre alguém que burla normas e regras fundamentais para o funcionamento de um espaço coletivo. Sabemos também que a Prefeitura, apesar de ter toda uma cidade para cuidar, tem se mantido distante de nossos apelos nos últimos tempos. Sabemos que o caminhão de lixo da Prefeitura recolhe os resíduos oriundos de residências e do comércio em determinado horário e que há moradores e comerciantes que não prestam atenção a esse detalhe e, simplesmente, se livram do lixo na única praça existente. E sabemos também que a Escola Mundo Feliz tem sido responsabilizada com exclusividade pela situação em que a praça se encontra. A responsabilidade que deveria ser de todos é atribuída a alguém: “ELES é que têm de cuidar; ELES é que têm de limpar…”

É preciso deixar claro, em primeiro lugar, que assumimos um compromisso de PARCERIA: com a Prefeitura Municipal – e com todo o aparato e conjunto de responsabilidades que lhe cabe, e também com a comunidade.

Na escola, conscientizamos a meninada sobre o papel de cada um no cuidado com o meio ambiente e com os espaços públicos. Como parte do conjunto de responsabilidades que assumimos com a Prefeitura, mantemos um zelador que é responsável pela limpeza feita logo pela manhã, diariamente. No entanto, não temos uma estrutura para garantir a segurança dos moradores e para afastar os infratores; não temos estrutura para fazer a manutenção de postes de iluminação; não temos estrutura para manter a limpeza da praça durante todo o dia… Nesse sentido, já encaminhamos correspondências para a Prefeitura de Belo Horizonte, solicitando apoio para o nosso trabalho, mas ainda não recebemos o retorno devido.

Na semana anterior buscamos novamente contato com a Regional Oeste e fomos surpreendidos com a seguinte notícia: “A Escola Mundo Feliz não é mais a responsável pela manutenção da praça Leonardo Gutierrez. No dia 04 de abril essa condição foi publicada no Diário Oficial do município” – relatou o responsável pela gerência dos jardins e áreas verdes da Regional Oeste.

Como até o dia 03 de junho desconhecíamos tal fato, continuávamos com a limpeza matinal diária e com os cuidados com a manutenção do espaço verde.

Portanto, comunicamos que a partir do dia 14 de julho, encerraremos nossos trabalhos junto a essa tão querida e agradável praça.

Queremos, tanto quanto qualquer pessoa que está envolvida, que nossas crianças retornem à praça e que possam desfrutar esse espaço de forma harmoniosa e acolhedora. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Por isso, pedimos a vocês, pais, que multipliquem ainda mais o apelo de uma ação coletiva em favor da Praça Leonardo Gutierrez: junto aos comerciantes, junto às autoridades, junto a outros usuários conhecidos…

Afinal o desejo de uma praça renovada, com brinquedos, aparelhagem para exercício físico, segurança e muito mais, é tudo que queremos.

Nosso abraço cordial,

Maria Lúcia Luz Dias – P/ Direção e Equipe Mundo Feliz


2018
  • 30 05

    Procedimento Letivo para o dia 30 de Maio de 2018


  • 28 05

    Procedimento Letivo para o dia 29 de Maio de 2018


  • 26 12

    CALENDÁRIO ESCOLAR 2018


  • 21 12

    Circular e Lista de Material 2018 – 2º Período ao 5º Ano